Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.5/5 (160 votos)

ONLINE
4


Partilhe esta Página

 


EXERCÍCIO E GESTAÇÃO
EXERCÍCIO E GESTAÇÃO

Antes de iniciar o programa de exercício, a gestante deverá ser encaminhada por seu obstetra a um exame de avaliação médica necessária (cardiologista,clínico etc.). Apesar das inúmeras vantagens que o exercício físico promove a gestante, é imprescindível o acompanhamento médico!

Assim que decidir pela atividade física busque um educador físico atualizado em exercícios para gestantes. Lembre-se que muita atividade não é sinônimo de benefício ao corpo.

A prática de exercícios físicos durante a gravidez traz muitos benefícios para a futura mamãe e o bebê em desenvolvimento. Se a mulher já praticava alguma atividade antes de engravidar ótimo. Se a mulher era sedentária e quer mudar isso durante os noves meses, um pouco mais de cuidado deve ter ao começar as atividades.

Exercícios para reaver o peso de antes – A gravidez chega, e logicamente a mamãe ganha vários quilos extras. O erro é quando o peso extrapola o tolerado em uma gravidez.

Para mulheres que recorrem à atividade física por já terem ganhado peso demais durante a gestação, o recomendado é o trabalho em bicicleta ergométrica, exercícios localizados para correção postural e resistência muscular.

Entenda abaixo quais são os exercícios mais indicados na gravidez:

Hidroginástica

Hidroginástica é o exercício mais indicado pelos médicos para as grávidas. Ela trabalha todos os músculos sem provocar impacto nas articulações. No entanto, preste atenção: para que o exercício cause o efeito desejado - queima calórica, treinamento cardiovascular e resistência muscular -, você precisa sair cansada (não ofegante) da aula.

Caminhada

A caminhada está entre as atividades mais democráticas, já que não é necessário estar matriculada em uma academia para praticá-la. O mais importante é respeitar a frequência cardíaca, que não deve ultrapassar 140bpm. Isso significa que é possível conversar com tranquilidade durante a caminhada.

Musculação

A musculação não é contraindicada para gestantes. Bem orientada, fortalece os músculos, melhora a postura e diminui as dores nas costas, provenientes do peso da barriga. “Na musculação é possível trabalhar cada grupamento muscular de forma segura. 

Antes de mais nada, que fique bem claro: cada grávida é uma grávida e a última palavra é sempre a do obstetra. Só ele pode dizer o que a paciente tem condições de fazer. Mas, com o sinal verde, a gestante ganha, e muito, se largar o sedentarismo. Engorda menos, não sofre tanto com dores nas costas e nas pernas graças ao fortalecimento da musculatura e tem menos risco de desenvolver diabete gestacional e hipertensão. Sem contar a melhora no condicionamento e no alongamento, o que facilita por tabela o trabalho de parto.