1. Alguns bebês se mexem menos na barriga, Não se preocupe. Você só deve procurar ajuda se ele ficar 12 horas sem se movimentar.
2. Drogas e bebidas alcoólicas passam para o bebê e prejudicam o seu desenvolvimento.
3. Dormir de bruços não machuca o bebê.
4. Grávida pode fazer raio – X durante toda a gestação. É só proteger a barriga com um avental especial.
5. Para apanhar alguma coisa no chão, abaixe – se com joelhos dobrados sem forçar a coluna.
6. O desejo de comer coisas estranhas é comum. Não há risco de o bebê nascer com problemas se o desejo não for satisfeito.
7. O aumento da temperatura se deve à ação da progesterona, o hormônio que a placenta produz, por isso que as grávidas sentem mais calor.
8. O formato da barriga depende do tamanho do bebê, e não do sexo dele. As únicas maneiras de descobrir o sexo antes de a criança nascer são o exame de sexagem fetal, que pode ser feito com oito semanas, ou o ultrassom, com 18 semana.
9. A gestante não deve ficar muito tempo sem comer por dois aspectos: primeiro porque o estômago vazio secreta ácido, o que aumenta o enjoo; e segundo porque a grávida corre o risco de sofrer de hipoglicemia.
10. A escolha dos sapatos certos também é importante durante a gravidez. Recomenda-se dar preferência aos sapatos confortáveis, de salto baixo e base larga, evitando a chance de quedas. São permitidos saltos de até 4 cm e alguma elasticidade. Além de não prejudicarem a coluna, são confortáveis para os pés, que tendem a inchar ao longo do dia.