As mudanças no seu corpo ainda são poucas. Suas mamas já estão maiores. Você pode estar sentindo enjoos ou tendo vômitos e, por causa disso, perder peso.os três meses iniciais são os mais críticos para a formação do bebê. Comece já a preparar um final feliz o melhor a fazer é agendar uma consulta médica o quanto antes para iniciar o pré-natal.
Nessa fase, dentro da mulher está acontecendo uma revolução, a produção de alguns hormônios cai, outros, específicos da gestação, passam a ser fabricados, a placenta começa a se formar e, rapidamente, o bebê desenvolve os principais órgãos. Essa operação modifica o perfil hormonal da mulher, tornando-se o motor de suas mudanças corporais e psicológicas. E é preciso estar atenta, pois essa também é o período mais crítico para abortos e malformações decorrentes de doenças e deficiências nutricionais maternas.
O QUE ACONTECE COM O BEBÊ
O ovo chega ao útero, cujas paredes se tornaram mais espessas para acolhê-lo, cerca de uma semana após a concepção e, imediatamente, os filamentos esponjosos de suas células externas fixam-se na mucosa uterina ligando-se, dessa forma, aos vasos sanguíneos da mãe e dando origem à placenta. Fixa-se ao útero e começa a se multiplicar: forma-se o embrião.
Algumas células do embrião vão formar o cordão umbilical e a membrana que protege o bebê. Outras dividem-se para dar origem ao novo ser.
Ao se fixar no útero, o embrião ainda é menor que um grão de arroz. Ao ingressar no segundo mês de gestação, estará flutuando numa bolsa de líquido: já terá cérebro, espinha e um sistema nervoso central simples.
O coração começa a pulsar na sexta semana, época em que se delineiam pernas e braços e as células ósseas iniciam seu desenvolvimento. Os ouvidos estão em formação e o rosto se esboça com nariz e boca. A língua também é incipiente.
No início do terceiro mês, o bebê terá, aproximadamente, o tamanho de um morango. Nessa etapa o seu esqueleto vai se definir - caixa craniana, coluna vertebral, costelas e tíbia -, mas o principal progresso é o neurológico. O organismo da criança produz cerca de 5 mil células neuronais por segundo, para consolidar a formação do sistema nervoso.
Com músculos e articulações formados, já curva os dedos dos pés, fecha as mãos, abre e fecha os lábios, faz biquinho, xixi, suga o líquido à sua volta.
Ele termina o primeiro trimestre com todos os seus principais órgãos internos formados (a maioria funcionando). Está mais protegido contra infecções e drogas e escapa do maior período de risco para malformações congênitas. Pesa em torno de 18 gramas e mede cerca de 6,5 centímetros de comprimento - o equivalente a uma pêra.
1. Com seis semanas, delineiam-se no embrião as pernas e os braços.
2. Com 12 semanas, ele já tem os principais órgãos formados.