Está chegando o momento! Voçê deve está pensando no bebê e em como vai ser o parto. Fale sobre isso nas suas consultas, com seu companheiro, seus familiares e amigas!
Embora todos os sintomas relativos à gravides possam acompanhar todo o período gestacional, perto das 40 semanas de gestação os sintomas de desconforto mais comuns são os citados a seguir:
Cãibras
Surgem sobretudo no período da noite por isso é bom alongar as pernas!
Inchaço
Comum no final da gravidez no verão, e é especialmente nas pernas, mãos e pés. Mantenha as pernas elevada quando estiver deitada ou sentada, isso alivia o desconforto e tenha atenção à pressão arterial.
Azia
Para evitar que isso aconteça, coma pouco de cada vez e muitas vezes ao dia, e evita deitar logo após as refeições.
Dores nas costas
Causada pelo aumento do peso da barriga. Usar calçados com um boa base de apoio ajuda a aliviar o sintoma, assim como evitar levantar objetos pesados.
Insônia
A sonolência inicial pode dar lugar à insônia principalmente devido à dificuldade em encontrar uma posição confortável para dormir. Por isso para contornar o problema procure relaxar, tome uma bebida quente ao deitar e use almofadas para apoiar as costas e a barriga.
O QUE ACONTECE COM O BEBÊ
No começo do sétimo mês, ele já está bem parecido com o pequeno ser que você verá depois de dar à luz, apenas um pouco mais magro. É a partir de agora que o bebê começará a ganhar gordurinhas, em função da multiplicação das células adiposas.
O sistema nervoso, embora já concluído, faz os últimos ajustes: passa a transmitir as mensagens cerebrais por meio de impulsos elétricos. É com esse mecanismo que a criança estará apta a fazer as sinapses, uma complexa rede de ligação entre os neurônios, que será o motor do desenvolvimento intelectual do pequeno em seus primeiros anos de vida.
Por volta do oitavo mês, unhas fininhas crescem nos dedos dos pés e das mãos. Os cabelos têm em torno de 5 centímetros de comprimento e o corpo ainda está coberto por uma camada de vérnix caseosa - uma espécie de manteiga, cuja finalidade é proteger o bebê, e que costuma desprender-se nas semanas que antecedem o nascimento.
Ele está, agora, praticamente pronto: seu organismo executa quase todas as funções - apenas fígado e pulmões não estão suficientemente maduros. O fígado ainda não produz algumas enzimas necessárias para eliminar do sangue determinados resíduos, e os alvéolos do pulmão estão preenchidos por uma substância gordurosa chamada surfactante, que os mantêm abertos e prontos para a troca de ar quando a criança nascer.
Ao ingressar no nono mês de gestação, o bebê já terá perdido a maior parte da lanugem - pêlos fininhos que protegiam seu corpo. O vérnix caseosa começa a se desprender, ficando apenas sobras nas dobrinhas da pele.
Nessa etapa, uma substância escura - o mecônio - acumula-se nos intestinos do bebê e será eliminada com as primeiras fezes, após o nascimento.
Como o espaço dentro da barriga da mamãe está cada vez mais apertado, o bebê começa a se mexer menos. Mas deve continuar realizando pelo menos dez movimentos por hora. Se isso não acontecer, corra para o médico: pode ser indício de sofrimento fetal.
Na reta final ele engorda cerca de 100 gramas por semana e terá, em média, 51 centímetros e 3,4 quilos ao nascer.